Pastas misteriosas do seu cartão de memória “DCIM” e “MISC”… Para que servem? O que significa?
Você tirou fotos com sua câmera digital, celular, smartfone e na hora de passar tudo para o computador, notou que todas as imagens estavam armazenadas em um mesmo local: a pasta DCIM. Se você já se intrigou pensando no motivo dos arquivos sempre estarem em um diretório com este nome, agora é a hora de encontrar respostas!
Porque a sopa de letrinhas?
Porque não salvar as fotos na raiz do cartão ou em uma pasta chamada “Fotos”? Acredite: existe um bom motivo e ele se chama “padronização”.Já faz tempo que a pasta DCIM se tornou o local padrão para armazenamento de imagens em cartões de memória de câmeras digitais. E ela existe simplesmente para manter a casa em ordem. Quando você coloca um cartão de memória em uma câmera, ela automaticamente procura pela pasta DCIM, e cria uma se ela não existir.
Por que DCIM?
Antes de tudo é bom explicar que DCIM é uma abreviação de “Digital Camera Images” ou, em português, Imagens da Câmera Digital. Só pelo nome do diretório já é possível saber o motivo pelo qual ele é responsável por guardar as fotos. O fato é que sempre que um equipamento capaz de tirar fotografias identifica um dispositivo de armazenamento (como um cartão de memória).A norma que colocou DCIM como diretório padrão para imagens em uma câmera digital foi definida pela Associação Japonesa das Indústrias de Tecnologia em Informação e Eletrônicos por meio da especificação DCF (Design rule for Camera File System). A DCF normatizou formatos e sistemas de arquivos, o que inclui a estrutura de pastas.
Muitos aplicativos que trabalham com importação e edição de imagens são desenvolvidos para encontrar a pasta DCIM em um equipamento conectado ao PC. Isto faz com que seja desnecessário varrer o dispositivo todo atrás de imagens, bem como impede com que imagens não capturadas pela câmera sejam importadas.
0 comentários:
Postar um comentário